Foi no ano de 1952 que o Sr. Ezequiel da Silva Maia deu início à história da Padaria Vale de Água, quando iniciou o fabrico de pão, tendo sido emitido o primeiro alvará, com o nº 36926 em 1953.
No final da década de 70, o Sr. Manuel Francisco Nobre adquire a padaria, onde tinha começado a trabalhar, uns anos antes. Com o passar dos anos foram feitas diversas obras de melhoria das instalações e foram adquiridos equipamentos, com o propósito de melhorar as condições de produção. Com o desaparecimento do Sr. Manuel Francisco Nobre em 1998, a gerência da padaria passou para as suas herdeiras.
Em 2001 foi constituída a empresa Nobre & Garvão, que é atualmente a empresa exploradora da Padaria e Pastelaria Vale de Água. A empresa reposicionou-se no mercado e dirige-se atualmente para os atuais e novos mercados, nomeadamente o fornecimento de grandes cadeias de supermercados e refeitórios de empresas, não descurando a distribuição porta à porta.
Com o passar do tempo e a modernização das instalações, deu-se a abertura física da Padaria Vale de Água que apresenta aos clientes um moderno balcão de pão, com serviço de padaria, pastelaria e cafetaria.